São muitos os vilões que Wolverine teve de enfrentar, com o decorrer da sua carreira. Alguns mais perigosos que outros, é certo. Neste novo TOP, e à imagem do que já fiz para os vilões de Superman, pretendo destacar, por ordem de impacto na vida do canadiano, os inimigos que mais mosa fizeram a Logan.



10 – Silver Samurai
















Kenuichio Harada, é membro do clã Yashida, um dos mais influentes do Japão, e do qual fazia parte a agora falecida Mariko Yashida, sua meia-irmã. Harada, ao contrário dela, sempre teve um sentido de honra mais flutuante. Exemplo disto é a sua associação, desde novo com a Yakuza. Harada descobriu, na adolescência, que conseguia canalizar energia pura e focaliza-la em um objecto, normalmente, uma katana, que, com isso, ganhava a capacidade de cortar qualquer metal. Assumindo o nome de Silver Samurai, Harada usou as suas habilidades mutantes como guarda-costas da terrorista Viper, e enfrentou, por inúmeras vezes Logan. As habilidades descritas acima tornaram-no no oponente perfeito para Wolverine. Eventualmente, Harada vai cortar laços com os Yakuza e conseguir, até certo ponto, o respeito de Logan. Novo líder do clã Yashida, após a morte de Mariko, Silver Samurai vai ser assassinado pela Red Hand e sua alma enviada para o Inferno.



9 – Lady Deathstrike



Yuriko Oyama era a filha do cientista japonês conhecido por Lord Dark Wind. O pai trabalhava na hipótese de fundir adamantium com osso, quando foi assassinado e sua pesquisa roubada. Yuriko jurou matar os responsáveis por isso, e depressa identificou o mutante Wolverine como um possível culpado. No entanto, Logan não tinha obtido o adamantium por vontade própria e, desconhecia o pai de Yuriko. Sem querer ouvir as suas explicações, Yuriko, como Lady Deathstrike, vai atacar Wolverine, sem sucesso. Nesse momento, e recorrendo a Donald Pierce, Yuriko submete-se a um procedimento que a torna numa cyborg, com um factor de cura e garras equivalentes às do mutante canadiano. O desejo de vingança de Deathstrike é tão grande que Yuriko chegou a enfrentar Wolverine, durante uma viagem temporal, na Guerra Civil espanhola. Lady Deathstrike já venceu o canadiano, pelo menos duas vezes, mas nunca consegui concluir a matança, embora de deva dizer que já provocou inúmeros estragos em amigos e aliados de Logan, como são os casos de Sunfire (a quem amputou as pernas) e Hellion.




8 – Ogun























Ogun Ryu fez a sua estreia na mini-série “Kitty Pryde and Wolverine”. Este samurai conheceu Logan durante a Segunda Guerra Mundial e tomou-o como seu aprendiz na arte do Kendo. Tido, por Wolverine, como um amigo querido, Ogun vai entrar por maus caminhos e associa-se aos Yakuza. Ogun, que tinha a capacidade de possuir os corpos de outras pessoas, faz isso com a jovem Kitty e tenta matar Logan. Wolverine, no entanto, mata o velho mestre e salva a colega mutante. Contudo, nem a morte serve para impedir Ogun de retornar. O seu espírito atormenta Logan por diversas vezes, depois disso.




7 – Viper



Conhecida como Madame Hydra, esta terrorista, procurada por todo o universo Marvel, tem um historial de conflito com o Wolverine, bastante extensivo. Viper confrontou o mutante em diversas ocasiões, normalmente acompanhada do seu guarda-costas, o Silver Samurai. No entanto, o seu momento mais infame foi quando forçou Logan a casar consigo, para honrar uma promessa que este havia feito a uma falecida, conhecida de ambos. Com isto, Viper tornou-se dona do submundo da ilha-nação de Madripoor. O casamento arranjado seria desfeito passado pouco tempo, após um conflito com Ogun.




6 – Omega Red


Durante a Guerra Fria, o criminoso Arkady Rossovich foi escolhido para servir de cobaia num procedimento que visava a criação de um supersoldado soviético. Sabendo destes planos foi enviado, pelo Ocidente, um grupo de operativos especiais, conhecidos como Team X, dos quais Wolverine fazia parte. A missão foi um sucesso, e Rossovich é colocado em animação suspensa durante décadas. Nos anos 90, por intermédio da ordem ninja, Hand, Arkady vai ser liberto. Assumindo o nome de Omega Red, Rossovich vai apontar baterias na vingança contra Wolverine e Sabretoot. Homens que considera responsáveis pela sua anterior derrota. Com os seus tentáculos metálicos e os esporos mortais que liberta, Omega Red é um dos vilões que mais obrigou o factor de cura de Wolvie, a trabalhar.




5 – Romulus

















Muito pouco é conhecido acerca do homem que se auto-intitula de Romulus. Apenas se sabe que tem inúmeras ligações políticas e que foi a peça chave na criação do programa Weapon X. Com a sua aparência lupina e grande longevidade, foi Romulus quem moldou Logan e, mais tarde o seu filho Daken, com o intuito destes seguirem os seus passos e se tornarem seus sucessores. Romulus orquestrou grande parte das tragédias que afligiram o herói canadiano, como por exemplo, a morte da sua primeira esposa, Itsu. Munido com a espada mística, Muramasa, Romulus consegue anular o factor de cura de Wolverine, o que o torna um adversário muito perigoso em confronto directo.




4 – Weapon X


O programa Weapon X foi um dos maiores, senão o maior responsável por ter tornado Wolverine naquilo que ele é hoje. Foi lá que, pela primeira vez, Logan ganhou o seu esqueleto revestido de adamantium. Foi lá, também, que Logan teve memórias falsas implantadas e o seu passado bagunçado, ao ponto do canadiano não conseguir, mais, distinguir o real do imaginário. Por mais que uma vez, o programa, que é um off-shot da maior Weapon Plus, tentou recuperar o seu operativo, ferindo ou matando amigos seus pelo caminho. Ainda assim, Wolverine sempre que regressou às instalações do programa, fê-lo de forma a deixar uma marca duradoira nos seus dirigentes. (Veja-se o caso do Director, que teve a sua cara retalhada por Logan)





3 – The Hand




Clã de ninjas, adoradores da Grande Besta, a Hand conta-se entre os mais antigos e persistentes inimigos. Com os seus tentáculos a estenderem-se muito para além das costas do Japão, esta ordem de assassinos são os principais responsáveis por uma das maiores perdas na vida de Logan. A morte da sua amada Mariko Yashida. De salientar que, sob a liderança de Gorgon, a Hand consegui mesmo fazer uma lavagem cerebral ao herói e fazer com que ele ataca-se os seus amigos. (Wolverine chegou mesmo a assassinar o herói canadiano, Northstar)




2 – Mystique


Raven Darholme é uma mutante transmorfa com mais de 100 anos. Frequente inimiga dos X-Men, enquanto líder da Brotherhood, e da Miss Marvel, Mystique tem, também, um longo passado comum com Wolverine. Ambos encontraram-se durante os loucos anos 20 e tornaram-se amantes. Todavia, décadas mais tarde ambos os mutantes viram-se em lados opostos do campo de batalha. Frustrada com as constantes derrotas às mãos de Logan, Raven vai recorrer ao culto da Red Hand e, vai ajudar a enviar a alma de Wolverine para o Inferno. Raven depressa se arrependeu e, junto com alguns aliados de Logan, tentou reverter o que aconteceu. A sua recompensa foi uma aparente morte dolorosa às mãos de Wolverine.





1 – Sabretooth


Inicialmente, projectado como pai de Logan e, mais tarde, como meio-irmão deste, Victor Creed é o mais selvático de todos os inimigos de Wolverine. Estreando-se no Universo Marvel como vilão do herói, Iron Fist, Creed enfrentaria Logan dentro em breve. As suas batalhas, sempre sangrentas, terminam quase sempre com a vitória de Wolverine, no entanto, Creed também já obteve algumas vitórias. Desde quase ter afogado Logan em Nova Iorque a tê-lo atirado de um penhasco, em Madripoor. Sabretooth, mais do que ninguém, levou estas lutas para a esfera pessoal. Creed matou uma das namoradas de Wolverine, Silver Fox, durante o aniversário do pequeno canadiano. Feriu, com gravidade, colegas de Wolvie nos X-Men, nomeadamente, Psylocke e Shadowcat. Creed chegou mesmo a sequestrar a filha adoptiva de Wolverine, Amiko, e a virar Daken contra o pai. 


Escrito por Ivo Silva