Tive a oportunidade de, no decurso deste més, poder jogar Metal Gear Rising para a PS3. Já conhecia a personagem principal, o ninja Raiden, mas neste jogo ele é, realmente, imponente. Saltamos, cortamos a uma velocidade estonteante, num ritmo que não experienciava desde que coloquei as mãos em Ninja Gaiden Black, para a X-Box. Ora bem, estando um pouco embriagado em toda esta magia ninja, decidi elaborar um novo Top dos melhores ninjas que alguma vez surgiram nos videojogos. O único senão é que a personagem tem que ter tido a sua origem num jogo de vídeo. Desde logo, Strider e as famosas TMNT ficam excluídas. Muito bem, vamos então dar início a este Top.




10 – Mai Shiranui

























A voluptuosa ninja estreou-se na série Fatal Fury e, depressa se tornou numa fan favorite entre os seus jogadores. Mai é uma combatente feroz que se serve de ninpos (magia ninja) de fogo e um vasto arsenal de leques, os quais surgem do sítio mais improvável. Shiranui faz geralmente parceria com King e Yuri, na série KOF. Para além disto, e de estar constantemente a “assediar” o, também ninja, Andy Bogard, Mai enfrentou, de frente, mestres como Geese Howard ou mesmo Chun-Li ou Ryu, em Capcom vs SNK.





9 – Galford


























Introduzido em Samurai Shodown, este ninja loiro tem a particularidade de se fazer sempre acompanhar por um amigo canino de nome Poppy. Este californiano foi treinado pela mulher de um outro ninja que também aparece na série, Hanzo. Inicialmente, os seus golpes são bastante similares aos deste, contudo à medida que a série evolui, Galford evolui com ela. Grande parte dos seus ataques são efectuados por, ou com a ajuda de Poppy, criando assim uma dinâmica impressionante entre ambos.





8 – Guy


























Guy é um ninja que vive na América, mas tem ascendência japonesa. Ensinado no estilo Bushin (Warrior God), que Guy colocou, pela primeira vez em prática, nas ruas violentas de Metro City, em Final Fight. Desde aí, Guy tem lutado por todo o mundo. Não apenas contra velhos rivais da Mad Gear, mas também contra a Shadowloo.





7 - DOA Girls





A série Dead or Alive deu vida a muitas personagens versadas nas artes do Ninjitsu, pelo que o melhor é incluirmos todas elas, ou quase, aqui. Temos que destacar, pela sua tenacidade e resistência três delas. Primeiro, a Kunoichi of Destiny, Kasumi. A jovem ninja azul desafiou as regras do seu próprio clã para poder procurar e resgatar o seu irmão, Hayate. Tão forte ela é que foi alvo de inúmeras tentativas de clonagem por parte da empresa DOATec. Segundo, a Female Tengu, Ayane. Meia-irmã de Kasumi, Ayane é filha do mercenário Raidou e, desde sempre, teve inveja da sua irmã. Ayane seria, também, auxiliar do conhecido ninja Ryu Hayabusa, em diversas das suas aventuras. Em terceiro, e por último, temos a Dragon Shrine Maiden, do Dragon Clan, a jovem Momiji. Esta rapariga foi acolhida como aprendiz do ninja dragão e serve de protectora da espada do mesmo.




6 – Vega

























O Spanish Ninja é um violento psicopata, cuja grande preocupação é não magoar o rosto. Em um mundo repleto de lutadores fortes, tal pode ser difícil, mas Veja consegue fazê-lo, usando uma máscara sob a face. Recrutado por M.Bison para a organização terrorista Shadowloo, Veja é o segundo no comando. Este grande assassino tem um dos melhores níveis da história dos videojogos e teve uma luta igualmente impressionante com Chun-Li, no primeiro filme de animação do Street Fighter.





5 – Taki





































Caçadora de demónios do século 16, a japonesa Taki foi educada pelo clã ninja, Fu-Ma e, com a sua seal magic, vagueia pelo globo destruindo toda e qualquer manifestação do mal. Foi ela que em Soul Edge, derrotou o pirata maligno, Cervantes e salvou a grega Sophitia. Taki continua a sua missão de destruir não apenas a Soul Edge, mas também a Soul Calibur. Ambas, espadas mágicas de incrível poder.




4 – Scorpion/Sub-Zero



Como aconteceu em DOA, também Mortal Kombat é conhecido pelos seus ninjas memoráveis, mas neste caso, em vez de três temos dois. Scorpion teve-se a si, e a todo o seu clã, inclusive a família, morta por Sub-Zero, membro do clã rival da Lin Kuei. Renascendo como um espectro, Scorpion persegue Sub-Zero até ao torneio de Mortal Kombat, onde finalmente o mata. Depois da morte do Sub-Zero original (que por sua vez se tornaria, também ele, num espectro chamado Noob Saibot), o seu irmão, Kuai Liang substitui-o. É difícil escolher um deles. Sub-Zero, com os seus ataques congelantes e Scorpion com o seu fogo incandescente. De qualquer das maneiras, a sua rivalidade permanecerá eterna.





3 – Raiden























Como não podia deixar de ser, e considerando ter sido ele o grande responsável por ter elaborado esta lista, Raiden teria que aparecer. Com o apelido de Jack, the Reaper, Raiden foi treinado pela Foxhound, como substituto de Solid Snake. Mais tarde, Raiden vai enveredar pelo papel de ninja, substituindo o lendário Gray Fox. Inicialmente, inexperiente e um pouco odiado pelos fãs da série Metal Gear, Raiden passou por inúmeras tribulações, mas emergiu, ainda que não inteiro, cada vez mais forte delas. Em Rising, Raiden é um ninja Cyborg, imune à dor, mas que não é insensível ao sofrimento dos outros. A sua capacidade de luta extraordinária e o seu altruísmo apenas é superado pelos dois seguintes nesta lista.





2 – Joe Musashi



Criado em 1987 pela Sega, o Shinobi, como se tornaria vulgarmente conhecido, começou a sua carreira a lutar contra o sindicato do crime, de nome Neo Zeed. Membro do clã Oboro, Joe era, inicialmente, o seu recruta mais fraco, mas rapidamente, inverteu essa situação, tornando-se absolutamente legendário entre os seus compatriotas. Detentor de fabulosos ninpos, Musashi consegue, inclusive, autodestruir-se e reconstruir-se, de novo, como visto em Revenge of Shinobi. Joe é o poderoso ninja sempre de vigia e pronto a intervir a qualquer instante, nem que seja só para entrar numa simples corrida.






1 – Ryu Hayabusa



Protagonista de Ninja Gaiden e de DOA, Ryu nasceu no clã Hayabusa e carrega nas suas veias o sangue dos dragões da antiguidade. Conhecido, por isso, com Dragon Ninja, Ryu está munido com a poderosa Dragon Sword, espada capaz de retalhar não apenas tanques e helicópteros, mas também demónios e ninjas rivais. (tendo, inclusive, defrontado-se a si mesmo inúmeras vezes) Visto, por muitos como o Super-Ninja, Ryu também já voltou da morte, em Ninja Gaiden Black. Ryu ensinou diversos outros ninjas, com destaque para Momiji, e, geralmente, actua com eles ou com a sua amada Irene, da CIA. Hayabusa tem ainda tempo para gerir um restaurante, sendo um mestre renomado na preparação de Sushi. Ryu é o ninja a que todos, menos Hayate, recorrem quando coisas como o fim do mundo estão para ocorrer.



Escrito por Ivo Silva