Este scrolling shooter lançado para a SNES em 1992, no Japão e nos EUA, e um ano mais tarde na Europa, foi desenvolvido pela Konami. Fruto da junção das mentes criativas de Hideo Ueda e Kazuhiko Ishida, que mais tarde sairá para criar a Treasure, Axelay é um dos, senão mesmo o melhor shooter da SNES. A acção tem lugar no Sistema Solar de Illis, que foi invadido pela Armada of Annihilation. Corliss, um planeta muito semelhante à nossa Terra, foi ocupado.


 A única nave livre, e capaz de parar a armada, é a D117B Axelay. Aos comandos da mesma são-nos dados, de início, três tipos distintos de armas. Uma standard, uma Special e a Bomb ou missile. O jogador pode ir indo alternado, livremente, entre cada uma delas. No final de cada nível, para além de puder aceder a um novo tipo de arma, o jogador pode adaptar a sua nave às exigências do próximo nível. Ao contrário, de outros shooters da Konami, como Gradius, em Axelay, quando somos atingidos não perdemos de imediato uma vida. Antes, a nave pode aguentar até três impactos, sendo que em cada um deles o jogador perde uma das suas armas mais fortes. Somente após a quarta vez a ser atingida, ou se a nave colidir com algum objecto no cenário, é que Axelay é destruída de vez. Esta característica, não vem diminuir, contudo, o desafio que este jogo oferece. Muito pelo contrário, Axelay não é um jogo fácil, mas antes algo que testa a destreza e pensamento rápido do jogador. 





























































Esta resiliente nave movimenta-se pelos mais diversos e exóticos cenários, que aproveitam magnificamente as potencialidades do Mode 7. Temos colónias espaciais, planetas de lava, nuvens e gelo. O Boss do mundo da lava, que também está presente na capa do jogo, é particularmente impressionante. Como Lifeforce, outro shooter da mesma companhia, também aqui temos a transição, bastante bem conseguida, entre níveis verticais e horizontais.


 Isto vem acrescentar ainda mais variedade ao jogo. Por último, saliento a maravilhosa banda sonora que nos acompanha nesta nossa missão. Composta por Taro Kudo, é sem dúvida uma das melhores da SNES. Axelay saiu na Virtual Console da Wii, mas não foi disponibilizado para a Europa. Portanto, a única maneira de o jogarmos no velho continente é se tivermos a SNES. Já sabem, se esse for o vosso caso, e mesmo se não gostarem do género, devem a vós mesmos, enquanto jogadores, experimentar esta obra-prima dos jogos 16 bits.


Escrito e publicado por Ivo Silva