Apresento-vos mais alguns pedaços da história do Universo fictício da Marvel. Desta vez, vou dedicar os três momentos a uma só personagem e a um conjunto invulgar de transformações que sofreu. Falo do amigo da vizinhança, o simpático, Spider-Man.

 





Spider-Man torna-se numa verdadeira aranha!


A primeira vez que isto ocorreu foi no número 100 de Amazing Spider-Man. Escrito por Stan Lee e desenhado por Gil Kane, Peter vê-se a braços com uma transformação que lhe vai dar precisamente o que ele não precisa, mais braços. Com o seu alter-ego aracnídeo a ser odiado pela sua namorada Gwen Stacy, devido ao seu envolvimento na morte do pai, o Capitão Stacy, Peter resolve, por e simplesmente, tentar ver-se livre dos seus poderes. Para isso, cria um soro que para além de não ter o efeito desejado, deixa-o com quatro membros extra e um pouco mais aranha, do que homem. Parker consegue, com a ajuda de Curt Connors, reverter a sua transformação, graças a um novo soro sintetizado a partir do sangue do vampiro vivo, Morbius. O aranhiço tornar-se-ia uma verdadeira aranha humana, durante uma viagem à Terra Selvagem, no número 1 de Marvel Fanfare. Lá, Peter e Angel, dos X-men, seriam capturados pelos Mutates, enquanto procuravam o paradeiro do mutante assassino, Karl Lycos, a.k.a Sauron. Brainchild transforma Peter numa aranha gigante, mas o efeito seria revertido pelo próprio Lycos, que absorveu a energia responsável pela transformação. Peter é transformado, uma segunda vez, numa verdadeira aranha, nas páginas de Spetacular Spider-Man nrsº 15 a 20, pela vilã conhecida como Queen. O próprio Parker vai reverter ao normal, derrotando a vilã e emergindo com novos poderes, desta transformação.






Spider –Lizard!




No número 40, do primeiro volume de Spetacular Spider-Man, Peter vai ajudar Curt Connors a libertar-se do seu outro eu criminoso, o Lizard. Utilizando uma criação da sua autoria, o Enervator, Parker vai, com aparente sucesso, sugar a energia rectilínea do Lizard e do Iguana, curando Connors. No entanto, e o que ambos não sabiam na altura, é que o corpo de Parker tinha absorvido alguma dessa energia, também. Com uma ferocidade e um mal-estar crescentes, Peter, após confrontos desgastantes com Morbius e Schizoid, vai transformar-se em um lagarto humano. Confuso, o mudado Parker refugia-se, depois de uma breve escaramuça com a Polícia, nos esgotos. Vai ser Connors, que com um soro (mais uma vez), vai anular os efeitos do Enervator, e restaurar Peter ao seu estado humano normal.





Spider-Hulk!




Por duas vezes, o incrível Spider-Man se vai tornar um pouco mais incrível. A primeira vez, em Web of Spider-Man nrº70, com o aranhiço a envolver-se numa batalha entre um cientista e o Hulk. O cientista em questão procurava usar um mecanismo para absorver a energia gama do Hulk e transferi-la para si mesmo. Peter interveio e, acidentalmente, recebeu a energia roubada do golias verde. O resultado foi um Spider-Hulk a rondar por Nova-Iorque. Ainda assim, Peter manteve alguma da sua inteligência e consegui reencontrar o cientista. Isso possibilitou-lhe voltar ao normal. Anos mais tarde, como membro dos Avengers, Spider-Man foi, novamente, transformado em Hulk, pelos vilões da Intelligentia. Contudo, a transformação foi temporária e durou apenas algumas horas.


Escrito e Publicado por Ivo Silva