Conseguida a qualificação para a desejada final, Ippo, boxista promessa do Japão, procura o seu primeiro título mundial. Para isso, contudo, deverá ultrapassar o campeão em título, o russo Volg. Este é muito mais dotado tecnicamente, e nunca foi derrotado, até agora. Com o jovem japonês em clara desvantagem, o seu treinador tenta ensinar-lhe um novo golpe que possibilite a Ippo ter uma hipótese de lutar. Inspirando-se em Floyd Patterson, um famoso boxista, o velho treinador ensina a Ippo o potente Gazelle Punch. Ao mesmo tempo, o velho estabelece um regime de treino pesado, mas eficaz, com o intuito de conceder ao jovem a resistência necessária para aguentar aquele que desconfia ser um combate prolongado. Do outro lado, no Ginásio Otawa, o treinador de Volg acredita que a técnica superior do seu boxista será mais do que o suficiente para abater Ippo. A sua única preocupação é a falta de killer instinct de Volg.


 O russo, como revela num breve encontro com Ippo, apenas luta para poder ganhar dinheiro o suficiente, de forma a voltar para casa e ajudar a mãe doente. Volg não tem nenhum prazer particular em fazer boxe. Não é a sua paixão, como acontece com Ippo. É apenas um meio para atingir um fim. Nada mais que isso.
É com estes dois estados de espírito, que ambos se defrontam no ring. Em uma luta equilibrada que se prolonga por cinco rounds, onde nenhum parece conseguir ganhar vantagem sobre o outro.



































O russo é surpreendido pela resiliência de Ippo. Este, embora menos rápido que Volg, tem um espírito de luta imenso, chegando ao ponto de, em um dos rounds, combater inconsciente. No final, o japonês consegue infligir dano o suficiente a Volg para que esta caía finalmente por TKO. Esta luta, que se prolonga do episódio 47 até ao 50 é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores de toda a série e dá-nos a conhecer Volg, o boxista do Leste.




Escrito e publicado por Ivo Silva