Birthright, as Crises e o Novo 52

























Em 2003, Mark Waid vai elaborar, com os desenhos de Leinil Yu, uma mini-série de 12 números, chamada “Birthright”. Originalmente, era suposto a mini ser, apenas, uma versão actualizada e não canónica da origem de Superman. Contudo, os editores da DC optaram por torna-la ofical e fazer com que substituísse “Man of Steel” de Byrne. A história introduziu novos pontos, bastante interessantes. Antes de ir para Metropolis, Clark fez reportagens pelo Mundo afora e, eventualmente, foi parar a África, onde, pela primeira vez, usou os seus poderes nascentes para proteger inocentes dos senhores da guerra locais.























 Regressando aos EUA, Clark, com a ajuda dos Kent, criou todo um maneirismo, de forma a evitar que as pessoas associassem Clark a Superman. Chegando a Metropolis, Superman foi visto, de início, e por causa das manipulações de Luthor, como o primeiro de uma raça invasora. Com a ajuda de Lois e Jimmy Olsen, Superman vai ser revelado como o herói que é. O argumento de “Birthright” vai consistir na base para o filme de 2013.
























Este novo século traz, não apenas os desafios da parentialidade, com a adopção de Chris Kent, como também um contingente de sobreviventes kryptonianos. Chris Kent emergiu da Phantom Zone, e era o filho biológico do General Zod. O rapazinho afeiçoou-se a Kal-El e a Lois ao ponto de prender-se de volta na Phantom Zone, como forma de evitar que Zod escapasse. Em Gotham, uma nave, transportando Kara Zor-El despenha-se. Superman resgata a prima e introduz-lha ao Mundo como Supergirl. Conner, embora fosse um clone de Kal, é aceite por Superman como um irmão, que lhe dá o nome de Kon-El e o deixa a viver com os Kent., na fazenda de Smallville.














































A paz, todavia, não podia durar e, depois, de quase ter morto a Wonder Woman, sob o controlo mental de Maxwell Lord, Superman vai depara-se com dois Superman’s do passado. Presos no Limbo, juntamente, com uma versão alternativa de Lois Lane e com Alexander Luthor, Kal-L, o Superman da extinta Terra 2, e o Superboy-Prime, vão decidir concertar os males da New Earth. O seu plano era trazer de volta o Multiverso. Em uma série de confrontações e após a morte de Lois, o Superman 2 vai aperceber-se que o que estão a tentar fazer é errado. Juntando forças com o nosso Superman, Power Girl e diversos outros heróis, vai confrontar Alex Luthor e o Superboy-Prime. 




O Multiverso regressa, mas reduzido a 52 novas Terras, e a história é rescrita na New Earth. Ainda assim, os heróis vencem, com o custo da vida de inúmeros membros dos Titans, inclusive, Kon-El, e o Superman 2. Alex Luthor escapa de Batman, apenas para ser assassinado por um Joker muito mal disposto. Prime, vai vender cara a sua derrota, pois vai deixar Kal sem poderes durante um ano, após o fazer atravessar o Sol Vermelho de onde era Krypton. 


Clark, enquanto recupera, deixa Metropolis nas mãos de Supernova. Regressando, Kal enfrenta Brainiac e salva a cidade de Kandor, onde vivem inúmeros kryptonianos que sobreviveram à destruição de Krypton. Entre eles estão os pais de Kara. Ajudando-os a se reajustarem à realidade da Terra, Superman leva Kandor para a superfície de um planeta que passaram a chamar de Nova Kryton. Contudo, a decisão de libertar Zod da PHantom Zone vai ser controversa. Isso, aliado ao facto dos governos da Terra desconfiarem dos kryptonianos, vai levar Superman a abandonar a Terra. 



O seu objectivo era o de manter Zod debaixo de olho. Como havia feito antes, Kal nomeia Mon-El, para ser o novo protector de Metropolis. Após a morte de Zor-El, nas mãos do humano Reactron, Alura vai decidir invadir a Terra, dando ao General Lane o motivo para arrasar Nova Krypton. Todos os kryptonianos, com excepção dos que ficaram presos na Phantom Zone e dos que viviam na Terra, como Kal e Kara, estavam, agora, mortos. Após este eventos, Superman vai, por e simplesmente, caminhar pelos EUA, tentando reconectar-se com as pessoas, de novo. 


Todavia, um evento conhecido como “Flashpoint” vai alterar a forma do Universo DC, como o conhecemos. Despoltado pelo Reverse Flash, “Flashpoint” vai provocar a chegada dos novos 52. A realidade vai-se alterar e tornar o Mundo mais sombrio. Os Kent estão mortos, o que obriga o jovem Clark a mudar-se para Metropolis cedo. Adoptando o nome de Superman, mas com um leque de poderes mais reduzido, Clark vai tentar proteger Metropolis. Incapaz de voar, Superman vai enfrentar diversos vilões que têm um denominador comum, o jovem cientista Lex Luthor. Olhado com desconfiança pelos militares e pelo público, no início da sua carreira, Superman é o primeiro herói deste Universo renovado.



Clark trabalha no Daily Planet, mas já não está casado com Lois Lane, em vez disso, tem um relacionamento com Diana Prince, a Wonder Woman. Membro fundador da JLA, Superman é respeitado por todo o Globo. Também existe um Superman na Terra 2, este Kal-L morre, juntamente com Batman e Wonder Woman, a parar uma invasão de Darkseid.






 Em termos de televisão, o Homem de Aço tem marcado presença em inúmeras séries, como “Young Justice” ou “The Brave and The Bold”. Um novo filme, “Superman Returns”, estreou em 2006, com Brandon Routh , no papel de Kal-El. Este filme era uma homenagem aos “Superman” 1 e 2, de Reeves, e contava o regresso do kryptoniano à Terra, após um longo período de ausência no espaço. Este ano, um novo filme, “Man of Steel”, com Henry Cavill no papel principal, vai estrear. Aguardamos para ver como será esta nova incursão no cinema.






Aqui ficam, como já vem sendo habitual, algumas amostras da participação do Homem de Aço, não apenas
no cinema, mas também, no mundo televisivo e da animação.



E assim, concluo esta pequena viagem ao Passado, Presente e Futuro de Superman. Se desejarem ver, ou rever as restantes partes, consultem os seguintes links:
 http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-1.html
 http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-2.html
 http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-3.html
 http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-4.html
 http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/top-10-viloes-de-superman.html

Escrito e publicado por Ivo Silva