O Jovem Superboy, a Legião, a JLA e o Multiverso:


 Com a entrada nos anos 60 e a consequente modernização dos comics, a DC sentiu necessidade de actualizar as suas personagens. Superman, como é óbvio, foi um dos que sofreu essa actualização. Ao contrário de outros, como Green Lantern ou Flash, a DC optou por separar Superman em dois. Como as histórias do Homem de Aço haviam sido publicadas, sem pausas, desde a sua criação, a editora optou por não as desperdiçar.











































O primeiro Superman, Kal-L, mantinha as histórias da Golden Age e envelheceu, casando com Lois Lane, combatendo o crime com a Justice Society of America e com a prima, a Power-Girl. Este Superman habitava a chamada Terra 2, onde viviam todas as personagens da Golden Age, como Jay Garrick, o Flash, ou Alan Scott, o Green Lantern. O segundo Superman seria o actual e aquele que conhecemos hoje em dia. Este Superman também era Clark Kent e, também, tinha vindo de Krypton, todavia, chamava-se Kal-El e trabalhava como repórter no Daily Planet e não no Daily Star. 





Um facto, de extrema importância, é que Kal-El tinha iniciado a sua carreira heróica muito mais cedo que a sua contra-parte da Terra 2. Foi revelado, em More Fun Comics nrº 101, de 1945, que o jovem Kal-El viveu com os Kent, em Smallville, e com o incentivo destes assumiu a identidade de Superboy.  Como companheiro de aventuras, Superboy dispunha do super canídeo kryptoniano de nome Krypto. Foi, também, em Smallville que o jovem conheceu o seu amor de infância, Lana Lang, e primeiro se encontrou com o rival, Lex Luthor.























Kal-El juntou-se à sua primeira equipa de heróis, a Legião, quando três jovens vieram do Futuro para conhecer aquele que tinha sido a inspiração de tantos no distante século 30. Esta versão adolescente do Homem de Aço iria ganhar tanta popularidade que teria direito à sua própria série de televisão, em 1961, intitulada de “The Adventures of Superboy”. Protagonizada por George Reeves, a série, que contava com 13 episódios já escritos, só teve o piloto gravado, sendo que nem este foi exibido. Em 1988, uma nova tentativa, com o mesmo nome, seria exibida, com Gerard Christopher e John Newton, a fazerem o papel de Superboy.



De qualquer das maneiras, o Homem de Aço, que foi revelado viver na Terra 1, habitada pelas versões mais modernas dos heróis da DC, mudou-se para Metropolis após a morte dos Kent. Assumindo a identidade de Superman, Kal-El fundou a Justice League of America, em 1960, e passou toda a Silver Age (o nome que é dado a este período das comics, de 1956 a 1986) enfrentando as mais diversas e perigosas ameaças. Kal-El conheceu a sua prima, Kara, a.k.a Supergirl, outra sobrevivente de Krypton. Travou amizade com Mon-El e enfrentou ameaças de novos vilões como Brainiac e Bizarro.












 Uma das suas fraquezas, a infame Kryptonite, referida pela primeira vez no seu programa de rádio, surgiu em força. Para além da mortal e mais comum, verde, passou a existir, também, a branca, que somente afectava plantas, a vermelha, cujos efeitos variavam, a preta, que trazia o lado mau ao de cima e a dourada, que tirava todos os poderes de Superman, definitivamente. Superman ganhou a sua Fortaleza da Solidão, em 1958, embora a mesma tivesse aparecido, muito brevemente, anos atrás. A cidade engarrafada de Kandor foi outra adição ao Mythos do Homem de Aço.





















A Silver Age foi um período no qual Kal-El ganhou um vasto leque de poderes pouco ortodoxos. Poderes que iam de ventriloquismo, hipnotismo e transformação, até a capacidade de romper o tempo, consertar objectos com a visão e apagar memórias com um beijo. Algumas destas habilidades iriam transitar para o primeiro filme do Homem de Aço, de 1978, com Christopher Reeve no papel de Clark Kent. Esta seria a primeira incursão de um super-herói no Cinema, e foi um verdadeiro sucesso que lançou Superman para os atribulados anos 80, que se seguiriam.







 Deixo-vos ficar com uma pequena amostra do bem sucedido filme de 1978 e das diversas séries relacionadas com Superboy. Para lerem a primeira e segunda partes desta mini-retro, consultem os segintes links:    http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-1.html
  http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/06/conheca-melhor-superman-parte-2.html



Escrito e Publicado por Ivo Silva