Uma história engraçada que conto sempre, é a história de um certo jogo, que pedi ao meu pai, após tido a Mega Drive. Ao chegarmos à loja, os jogos que eu queria eram todos bastante caros. Então, o meu pai perguntou pelo mais barato. E essa é a história deste jogo, do qual vos vou falar, a seguir, que, segundo o meu pai, é o melhor jogo de sempre. A razão disso? Simplesmente, por ser o mais barato.


Este é Alisia Dragoon. Lançado em 1992, pela Game Arts, para a Mega Drive, este título de acção e aventura, passa-se num mundo de fantasia, onde controlámos a protagonista, Alisia que, tal como o nome do jogo indica, tem um dragão sob o seu comando. Algo perfeitamente normal na Idade Média. Aliás, não só Alisia controla o Dragão, como, também, mais três seres mitológicos, que a vão ajudar ao longo da jornada. Mas, já falo disso, daqui a pouco.



Baldour, o príncipe do mal, encontra-se muito próximo de despertar do seu casulo. Casulo, esse que é levado para a Terra por Orna, seu vassalo. O mundo encontra-se, ainda, sob o efeito da devastação que Baldour trouxe na sua última visita. Cabe, agora, a Alisia seguir as pisadas de seu pai, também ele, um grande mago, que foi torturado, diante dela, pelos vassalos de Baldour. Alisia, assim, jura vingança e, para isso, terá que encontrar Urna e o casulo, muito antes, de Baldour ressuscitar. Munida da magia do relâmpago, a protagonista irá demolir todos os seus adversários.






















 Como se isto não bastasse, conta com a ajuda dos tais quatro monstros, através de ataques aos inimigos, ou protegendo-a em batalha, como é o caso da bola de fogo. Também temos, o já mencionado, Dragão, o Lagarto-Bumerangue e o Corvo de Trovão. Cada um com três métodos de ataque, que vão mudando consoante a vontade do CPU. Sim, nós só controlámos Alisia, enquanto os monstros são controlados pelo computador. Tal como Alisia, o level dos monstros também pode ser aumentado e o HP preenchido a partir de itens que se apanham pelo percurso.


A estrela azul aumenta o level dos monstros e adiciona mais uma secção da barra de HP, que começa com três e tem o máximo de cinco. Chegando ao fim esta barra, podemos trocar de criatura, até encontrarmos o item revive, que é um lagarto. Este ressuscita o monstro caído, mas a sua barra recomeça do level 1, novamente. Os itens para a Alisia, basicamente, fazem o mesmo, exceptuando o level up do relâmpago. Este aumenta o poder do relâmpago de ataque. Existem ainda as fadas. A fada vermelha concede invencibilidade. A fada azul coloca o ataque de Alisia no máximo, não sendo preciso esperar que a barra encha, para disferir um relâmpago mais forte, que corre por todo o ecrã. E as duas fadas, que trabalham em conjunto para ajudar a heroína a alcançar locais anteriormente inacessíveis. Com isto tudo, vamos guiar a nossa personagem por níveis muito variados. Desde zonas montanhosas, planícies alagadas e cavernas solitárias, até naves espaciais inoperacionais.


 Tudo isto com gráficos bem coloridos e conseguidos. Nos níveis, repletos de segredos, convém sempre verificar cada parede e cada canto escuro. Muitos itens que são necessários para prosseguir, neste jogo, ou não tivesse um nível de dificuldade elevado, podem encontrar-se a rodos e revelarem-se como uma autêntica bolha de ar.


Devo salientar que os ataques de certos inimigos consistem em pequenas bolas, que muitas vezes se confundem com o cenário. Isto leva-nos a sermos atingidos sem saber. Em situações de grande confusão, podemos perder grande parte da HP, sem sequer repararmos. Já que falei dos inimigos, não posso deixar de falar na diversidade e originalidade empregue na sua criação. Outro aspecto positivo de Alisia Dragoon é a sua envolvente e fantástica banda sonora. Com o final do jogo a aproximar-se, a dificuldade acentua-se bastante, o que o torna quase impossível de terminar.





















Basicamente, o melhor jogo de sempre, segundo o meu pai, é o jogo onde ajudo a destruir a humanidade, uma vez que não consigo terminar, nem evitar o renascimento de Baldour. Na minha opinião, os aspectos negativos, como a dificuldade excessiva, não são suficientes para desvalorizar a experiência de Alisia Dragoon. Este é um jogo que recomendo, caso o encontrem por aí.




 Aqui fica um cheirinho da banda sonora do jogo. Desfrutem. 


 Análise e escrita por Joel Sousa
   Publicado por Ivo Silva