Todos sabemos que Mandarim, protagonizado por Ben Kingsley, estará presente neste novo filme do vingador dourado, que irá estrear em Maio. Todavia, ele não é o único a marcar presença. Existe mais outros dois que, também, terão a sua estreia no grande ecrã. É para conhecermos um pouco melhor estas personagens, que os próximos artigos serão disponibilizados. Disfrutem.


O Mandarim
Criado pelas mentes colectivas de Don Heck, Stan Lee e Raymond Halloway, este vilão foi introduzido no nascente universo Marvel, no número 50 da revista Tales of Suspense, a Fevereiro de 1964. Visto, inicialmente, como um estereotipado vilão comunista, o Mandarim, rapidamente, se transformará no maior inimigo de Tony Stark. Nascido na China, em 1920, aquele que viria a ser conhecido como Mandarim, era membro da nobreza chinesa, da qual o pai fazia parte. Com sangue britânico, do lado materno e descendência directa do conquistador mongol, Gengis Khan, o vilão seria expulso das suas terras pelo partido comunista chinês. Tudo devido ao facto de não ter os seus impostos em dia. Como tal, Mandarim viu as suas terras confiscadas e foi forçado a viver como um nómada. Eventualmente, vai aventurar-se até à zona proibida do Vale dos Espíritos. Vai ser nesse local que se vai deparar com algo que lhe alterará, para sempre o curso da sua vida. Nos destroços de uma nave alienígena, mais tarde identificada como pertencente à raça dos Makluan (uma raça de seres parecidos com dragões, da qual faz parte outro inimigo de Iron Man, Fing Fang Foom), o arrogante Mandarim vai encontrar dez anéis, que serviam como bateria para o motor da mesma. Rapidamente, vai aperceber-se do poder embutido neles. Cada um permitia-lhe o controlo de um determinado elemento. Telepatia, magnetismo, escuridão, electricidade, gelo e fogo, entre outras habilidades. Fazendo uso destes novos poderes, o Mandarim vai cravar para si um reino, no interior da própria China. As autoridades locais, nada fazem para o impedir, pois temem o seu vasto poderio, ao qual acrescenta o robot gigante, Ultimo. A sua derrota apenas virá aquando do seu primeiro confronto com Iron Man. Embora, o tivesse à sua mercê, Mandarim vai cometer um erro crasso ao desafiar o vingador para um combate corpo a corpo. Protegido pela sua armadura, Tony vai conseguir a vitória. Este seria o primeiro de muitos confrontos entre ambos. O Mandarim enfrentaria diversos heróis, entre eles, os Vingadores e o Wolverine. Iria perder a memória, ser dado como morto e ter ambas as mãos amputadas, entre outras situações. Por um tempo, o filho de Mandarim, Temugin, vai ocupar o lugar de seu pai até ao seu regresso, quase dez anos depois da sua aparente morte. O Mandarim, que actualmente reúne um exército de vilões para complicar a vida de Tony Stark, continua a ser um dos inimigos mais mortais do vingador dourado. Ao combinar tecnologia com misticismo, o Mandarim é um adversário temível, sobretudo para alguém que, como Stark, deposita toda a sua fé na ciência.

.























FirePower
Dois homens ocuparam a posição de FirePower nos comics, mas o que nos interessa, realmente, é a história de Jack Taggert, o FirePower original. Criado por David Michelinie, Bob Layton e Marc Bright, este piloto estreou-se no número 230 de Iron Man, em Maio de 1988. Trabalhando como piloto experimental no projecto FirePower, desenvolvido por Edwin Cord, um rival de Stark, no mundo de negócios. Vai ser durante a chamada Guerra das Armaduras, que Jack se vai ver em confronto com o vingador blindado. Nesta altura e depois de ter descoberto que grande parte da sua tecnologia havia sido pirateada e colocada nas mãos de criminosos, pela mão do vilão Spymaster, Tony não vai olhar a meios para a recuperar. Usando o modelo Scarlet Centurion da sua armadura e com a ajuda de Jim Rhodes, Stark vai atacar, sem provocação, todos aqueles que suspeita estarem a usar a sua tecnologia. Pelo caminho, no entanto, Tony descobre, também, que não apenas vilões, mas também agentes do governo estão a usar, sem o seu consentimento, armaduras equipadas com tecnologia Stark. Como Iron Man, Tony vai destruir as armaduras dos Mandróides, da Shield, mas é durante a luta contra um outro herói tecnológico, Stingray, que se vai aperceber do erro que está a cometer. É que a armadura deste não possuía qualquer componente da Stark Industries. Visto como um renegado pelo governo, Tony decide “despedir” o seu alter-ego para suavizar ânimos. Ainda assim, Stark insiste na sua cruzada e vai invadir a prisão de máxima segurança,  Vault, visando e conseguindo, de facto, destruir as armaduras dos seus guardas, os Guardsmen, apesar da oposição de Steve Rogers (Captain America). A consequência desta última acção impetuosa, é uma fuga em massa do Vault. Vai ser com este clima que Jack se vai oferecer para pilotar a armadura de FirePower. Esta, designada para acções anti-terroristas, continha um extenso arsenal à sua disposição. Inclusive, uma pequena ogiva nuclear de baixa potência, a Terminax. Enfrentando o “renegado” Iron Man sobre um deserto, Jack vai conseguir vencer o vingador, que simula a sua morte usando um corpo falso. Este seria o fim de Iron Man ou não fosse Jack, ao serviço do seu empregador, Edwin Cord, atacar subsidiárias da Stark Industries como forma de forçar a Marsten Manufacturing group a aceitar a proposta da sua empresa, em vez da de Stark. Para azar de Jack, Tony envergando uma nova armadura, mais sofisticada, e clamando ser um “novo” Iron Man, vai enfrentá-lo, novamente. Desta vez, FirePower vai ser destruído e Jack, junto com Edwin, vão ser entregues às autoridades. Recentemente, Jack voltou às páginas de Iron Man, com uma nova armadura de FirePower, fornecida pelo Mandarim. Um nod ao filme? Talvez. Ashley Hamilton é o actor encarregado de trazer FirePower aos cinemas, este ano.






Coldblood
Criado pela dupla, Paul Gulacy e Doug Moench, e introduzido aos leitores no número 26 da revista, Marvel Comics Presents, em Agosto de 1989, Coldblood não é bem um vilão, mas antes um anti-herói. Eric Savin, um tenente-coronel do exército norte-americano, vai ver-se como cobaia para o projecto Ultra-Tech, depois do seu corpo ter sido despedaçado por uma mina. Transformado em Cyborg para sobreviver, Eric, que vai assumir o nome de Coldblood, escapa das mãos do responsável pelo projecto, Mako, e inicia uma carreira como mercenário. Ocasionalmente, Eric faz parceria com alguns heroís, nomeadamente, colegas mercenários como a Silver Sable e Deathlok. Em 2006, durante a Guerra Civil, que vai opor heróis contra heróis, Eric vai juntar-se ao grupo liderado pelo Capitain America e em oposição ao grupo chefiado por Iron Man. No final do conflito, Coldblood vai estar listado entre os desaparecidos em combate. No filme de 2013, Iron Man 3, o mercenário é representado pelo actor, James Badge Dale.








Escrito e Publicado por Ivo Silva